Braga é a cidade que podemos considerar como “calcanhar de aquiles”. Das duas vezes que lá fomos não conseguimos estacionamento no centro da cidade, é complicado estacionar por lá, ou nós tivemos pontaria na hora!! Mas desta vez fomos mesmo para conhecer a cidade.
Braga é muito rica em monumentos, possui uma zona histórica que nos surpreendeu. Partimos da Praça da Républica, e percorremos toda a zona histórica a pé. Na praça tem alguns monumentos como a Arcada, a Igreja dos Congregados ou a Casa Rolão.
Seguimos para a zona histórica onde encontramos a Torre de Menagem, passeamos pelo jardim de Santa Bárbara, descobrimos o Largo do Paço, a Câmara Municipal e a Igreja de Pópulo.
Fomos para o Arco da Porta Nova e percorremos pelas ruas e casarios antigos até chegarmos à Sé passando ainda pela Nossa Senhora da Torre e Igreja de Santa Cruz, acabamos o passeio no Palácio do Raio que fica bem perto da Avenida da Liberdade, onde encontra o Theatro Circo e diversas casas com belas fachadas, que hoje albergam vários negócios.
Existem jardins por todo o lado, é uma cidade que apostou na sua zona histórica e isso nota-se pelas casas e monumentos recuperados. Só tivemos pena de à noite a iluminação dos monumentos ser muito fraca.
Quem vai a Braga tem paragem obrigatória no santuário do Bom Jesus. Se forem como nós, sobem a escadaria toda desde o fundo…. sim há uma escadaria que começa mais abaixo, antes daquela escadaria que se costuma ver nas fotos! E se forem como nós descem pelo elevador de água! Sim que nós não temos tendência a ir pelo normal!
Mas vale a pena descobrirmos os recantos escondidos.
Perto do Santuário do Bom Jesus tem a Basílica do Sameiro, que tal como o santuário do Bom Jesus merece uma visita.
O mosteiro de Tibães também é de paragem obrigatória. Para nós fica para a próxima, apenas o visitamos por fora, que o tempo já era escasso para ver os seus belos jardins e mosteiro. Eu já o visitei e sei que são necessárias algumas horas para ver tudo.
O Luís gosta de futebol, então fomos visitar o estádio do Braga. Um estádio diferente, integrando na Pedreira o que o torna mais bonito.
No dia seguinte fomos conhecer Barcelos, a cidade do símbolo de Portugal! Por lá encontra vários galos de tamanho bem generoso. Por lá também tem artesanato típico, nomeadamente nos barros, consegue encontrar as peças na loja dos artesãos, bem junto ao posto de turismo e a preços para todos os gostos. Também pode visitar o museu de olaria, representativo da arte de Barcelos.
Barcelos tem um centro histórico pequeno, que percorremos bem a pé.
Bem perto da torre de menagem e do Templo do Bom jesus da Cruz está o jardim das Barrocas.
Seguimos para o centro de Barcelos, e fomos descobrindo as belas casas.
Chegamos a Igreja Matriz onde ficamos surpresos com o galo e de onde se avista a ponte medieval e a capela da ponte. Conhece a lenda do Galo de Barcelos? Pode ver a mesma aqui.
De volta passamos pela camara municipal, que se encontra num edifício histórico reconstruído.
Mais uns postais e imans que vieram para a nossa colecção.