Search

Cernache do Bonjardim e Sertã

Cresci em Cernache do Bonjardim, foi lá que aprendi o valor de crescer num meio onde todos se conhecem, o valor de crescer no interior. Não é pior nem melhor que numa cidade, ambos têm o seu valor, é apenas diferente.

Cernache do Bonjardim é uma freguesia pertencente ao concelho da Sertã, vila de casas antigas pertencentes a grandes famílias que por lá moraram, vila do São Nuno Alvares Pereira que nasceu no seminário, ou mesmo a vila dos cartuchos, uma iguaria muito apreciada.

No antigo Clube Bonjardim, onde já foi palco de espectáculos, agora existe um café que ocupa parte do edifício, mas mantém a traça do mesmo. Ao lado do clube existe um pequeno jardim, com um belíssimo sobreiro. Lembro-me de eu e os meus amigos subirmos para cima dele, nas nossas brincadeiras.

Na mesma rua, a uns metros de distância, está a casa do pintor Túlio Victorino, que foi reabilitada, sendo agora local de exposições.

A freguesia de Cernache do Bonjardim faz fronteira com o rio Zêzere, e algumas aldeias situam-se à beira rio, como é o caso de Várzea de Pedro Mouro. Mas antes de lá chegar consegue ter uma visão da freguesia no miradouro da Serra de São Macário, onde está a capela de Santa Maria Madalena e São Macário.

No Trízio, também à beira rio, existe um complexo desportivo onde de podem praticar desportos náuticos, além disso também dá para dar uns belos mergulhos por lá.

Mas não só em Cernache do Bonjardim existem coisas a visitar, a vila da Sertã também é muito agradável, com duas ribeiras a atravessá-la e com jardins a embelezá-las, uma ponte romana e um pequeno castelo.

No concelho um dos locais de visita obrigatória é a vila de Pedrógão Pequeno, pertencente à rede das aldeias de xisto. Existe um percurso pedestre, onde fizemos parte dele, que vai ter à ponte filipina, de lá também se consegue ver a alta ponte do ic8. Na Senhora da Confiança, também em Pedrógão Pequeno, do miradouro avista-se a barragem do Cabril e a enseada do Zêzere.

O concelho da Sertã é muito rico, temos cultura, paisagens e rica gastronomia, que vale a pena descobrir.

Author: 2 a Viajar

Somos a Patrícia e o Luís, um jovem casal apaixonados um pelo outro, pela apicultura, por artesanato e por viagens. Ainda que morando em Proença-a-Nova, um concelho cheio de recantos e encantos, alem do nosso concelho gostamos imenso de conhecer Portugal e temos tentado de norte a sul, este a oeste, conhecer e admirar este nosso lindo pais, com a nossa carrinha que sempre nos acompanhou... Acompanhe-nos também nas nossas viagens, e sinta Portugal duma forma diferente, a nossa forma.