Sexta feira foi feriado e nós aproveitamos para passear! Fizemos uma curta viagem de 200km, onde os gastos residiram apenas no combustível. Existem sempre zonas perto de nós que podemos conhecer e ter poucas despesas.
A primeira paragem foi em Conimbriga. Tanto eu como o Luís já lá tínhamos estado à cerca de 20 anos. Eu lembro-me de ver algumas obras por lá!
Na sexta era dia de greve nacional em alguns museus, pelo que tivemos direito a entrada gratuita, apenas não se podia visitar o museu, o resto, as ruínas estavam abertas ao público. Em dias normais paga-se 4.50€, pode ver aqui as condições. Desta vez gostei mais, o Luís nem tanto, tem mais coisas, também em 20 anos dá para recuperar muito! Mas pessoalmente acho que o valor de entrada é um pouco exagerado para aquilo que podemos ver.
Seguimos para Condeixa, sempre que vamos a Coimbra passamos ao lado de Condeixa. Nunca imaginei que no centro haveria tanta coisa para ver.
Fernando Namora nasceu lá, e antes de morrer doou o seu espólio à câmara, inclusive a casa onde nasceu, que foi convertida em museu. É um pequeno tributo que lhe prestaram e que é interessante visitar. A entrada é gratuita.
A zona centro de Condeixa foi toda requalificada, é uma zona muito aprazível com um pequeno jardim onde está inserido a câmara, antigo Palácio dos Figueiredos, e a igreja matriz.
Por lá existem mais palácios, que pertencem a privados e nós apenas podemos ver o seu exterior e imaginar o interior!
Em breve será inaugurado o museu Po.Ro.S que irá funcionar como centro de apoio e interpretação às ruínas de Conimbriga.
De Condeixa fomos para Soure. Lá ainda existe parte das muralhas e torre de um castelo, e bem perto um largo com casas senhorias e a igreja. Vimos que investiram numa grande zona verde. Embora os jardins sejam importantes, ficamos com pena que não haja uma requalificação na zona histórica, encontrando-se tudo um pouco degradado.
Rumámos em direcção ao Vale das Buracas em Casmilo. É fácil lá chegar, existem muitas placas a indicar a zona de escalada das Buracas. Chegando a Casmilo tem que se ir por uma estrada de brita/terra, o caminho por lá faz-se razoavelmente bem, e é cerca de 1km, por isso também dá para ir a pé. Não siga é a continuação dessa estrada após lá chegar, são cerca de 4km de estrada muito má, nós decidimos seguir pensando que seria igual e bem que nos arrependemos!
Pensávamos que as Buracas seria algo mais impactante, pelo que já tínhamos ouvido. É uma zona bonita e é sempre interessante ver estes fenómenos da natureza!
Antes de irmos para casa, fomos ver o Castelo de Germanelo, em Rabaçal. Já tínhamos tentado ir lá, mas a estrada era péssima. Agora está relativamente boa, sendo de terra/brita. O carro tem que ficar a 700m do castelo, e para lá chegar é sempre a subir e é bem íngreme! É pena não terem melhorado os acessos e cortado algum do mato, embora apenas resista uma muralha do castelo, a vista é fantástica!
E assim acabou o nosso pequeno e económico passeio, foi altura de rumar a casa!
Nossa gostei muito, esse site aqui manda muito bem.
a equipe esta de parabens, recomendo.
vou compartilhar no facebook.
Muito obrigada pelo seu comentário!