Já conhecíamos um pouco de Lisboa, mas foi em 2019 que decidimos visitar os monumentos, e assim aproveitamos tudo o que conseguimos gratuitamente. Para conseguirmos usar o máximo de entradas gratuitas, fomos numa semana com um feriado à quinta-feira. Alguns monumentos e/ou museus também possuem outros tipos de descontos que serão referidos aqui!
Entradas gratuitas
- Museu Militar é simplesmente fantástico, são salas atrás de salas profusamente decoradas desde o tecto até ao chão! É um museu pouco conhecido e dos mais acessíveis monetariamente, mas aos domingos e feriados tem entrada gratuita!
- Mosteiro dos Jerónimos tem entrada gratuita aos domingos e feriados. Não é dos mosteiros nacionais que mais gosto, mas se tiver oportunidade de visitar gratuitamente, recomendo!
- Museu Nacional de Arqueologia situa-se mesmo ao lado do mosteiro dos Jerónimos e também é gratuito aos domingos e feriados. Possui uma sala dedicada às antiguidades egípcias muito interessante.
- Torre de Belém com entrada gratuita aos domingos e feriados, tem uma vista muito bonita para o rio Tejo e Ponte 25 de Abril.
- Palácio Nacional da Ajuda este palácio é lindíssimo! Não tenho outra forma de o descrever, apenas que é uma visita que não deve deixar de fazer! As entradas gratuitas são aos domingos e feriados.
- Museu do Oriente um museu onde conseguimos ter um pequeno vislumbre de uma outra cultura. As entradas gratuitas começam às 18h de sexta-feira.
- Museu do Dinheiro este foi uma agradável surpresa, um museu muito interessante inserido numa antiga igreja. Lá pode pegar-se numa barra de ouro verdadeira!! A entrada gratuita é de quarta a domingo.
- Museu Colecção Berardo é um museu interessante e encontram-se algumas peças conhecidas. A entrada gratuita é à sexta-feira.
Museu Arqueologia Museu Berardo Museu Dinheiro Mosteiro dos Jerónimos
Museu Militar Museu do Oriente Palácio Nacional da Ajuda Museu Militar
Com desconto
- Panteão Nacional acolhe os túmulos dos grandes de Portugal, é muito interessante e dá para ter uma vista para Lisboa a partir do seu exterior.
- Museu do Azulejo está instalado no antigo Mosteiro da Madre de Deus, e além de podermos ver um lindíssimo espólio de azulejos temos também acesso ao fantástico mosteiro.
São gratuitos aos domingos, feriados e para desempregados. Além disso o Panteão Nacional e o Museu do Azulejo possuem um bilhete combinado que custa 7€.
Panteão Nacional Museu do Azulejo Panteão Nacional Museu Azulejo Museu Azulejo
Sem entradas gratuitas ou desconto
- Castelo ou Castelo de São Jorge, embora seja um pouco caro vale a pena ir lá. Não deve deixar de ver a câmara obscura, onde conseguimos observar a cidade em tempo real, através de espelhos. Pode não parecer mas é muito giro de se ver!
- Sé com o seu interior imponente, a entrada para o claustro e o tesouro é a pagar, mas para visitar a catedral a entrada é gratuita.
- Padrão dos Descobrimentos aqui apenas visitámos o exterior, mas no topo tem um miradouro onde se avista o Mosteiro dos Jerónimos e a Ponte 25 de Abril.
- Igreja de São Vicente de Fora é lindíssima por dentro. Pouco divulgada, mas a visita é super recomendada!
- Basílica da Estrela a entrada na igreja é grátis e é lá que está um belíssimo presépio, embora um pouco escondido. Paga-se para ir à cúpula.
- Elevador Santa Justa liga a Rua do Ouro ao Largo do Carmo, é uma estrutura de ferro fundido, enriquecido com trabalhos em filigrana.
São Vicente de Fora Vista do Castelo Castelo Vitrais na Sé São Vicente de Fora
Basílica da Estrela – presépio Padrão dos Descobrimentos Elevador Santa Justa – vista para o castelo Elevador Santa Justa
Outros Locais
- Arte de Rua feita por artistas de renome ou não. É uma questão de se estar atento pois em qualquer local se pode encontrar algo.
- Lx-Factory um local dedicado aos artistas e artesanato. Para quem gosta de artigos únicos ou diferentes ali é o sítio certo!
- Praça do Comércio a praça mais conhecida de Lisboa com o seu arco da Rua Augusta, considerada uma das mais belas praças da Europa.
- Exterior do MAAT é raro conseguirmos ir ao topo de um edifício, mas no MAAT podemos fazer isso e aproveitar a vista para a Ponte 25 de Abril. Quando fomos lá tinha uma exposição no seu exterior.
- Elevador da Glória, do Bica e do Lavra são 3 elevadores que servem para subir as longas e inclinadas ruas de Lisboa. O mais conhecido é o elevador da Glória, pois liga a Praça dos Restauradores com São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto. Lá existe um belo miradouro para Lisboa.
Abelha – Bordalo II LX – Factory Amalia – Vhils MAAT
Dicas
- Ficou muito por escrever, como o Café a Brasileira, os Pastéis de Belém, a Estufa Fria, Oceanário… E embora não tenham sido aqui referidos, não deixam de ser ícones de Lisboa que vale a pena conhecer!
- Optámos por andar só de transportes públicos, Lisboa tem uma vasta rede deles e não achámos necessidade de andar com carro particular. Para isso comprámos um bilhete 24h da Carris que permite as viagens que quisermos durante 24h e pode ser renovado.
- Nós reservamos sempre os hotéis através da plataforma Booking. mas desta vez optamos por ficar com uma amiga.
Artista de rua Perdidos pelos bairros Basílica da Estrela Pormenores Torre de Belém Igreja de Santo António Mercado da Ribeira Assembleia da República Museu de Arqueologia Presépio da Basílica da Estrela Casa dos Bicos Basílica da Estrela Museu do Azulejo Museu do Dinheiro Museu Militar Palácio Nacional da Ajuda Panteão Sé e Igreja de Santo António Vista da Torre de Belém Vista para Lisboa Museu do Oriente Igreja do Mosteiro dos Jerónimos
Bem lá perto…
Se vai visitar Lisboa tem outros locais que também pode visitar:
– o Cristo-Rei em Almada;
– Sintra e o seu património da Humanidade;
– Cascais e Estoril.