Como as nossas viagens são essencialmente em Portugal, não temos grande problema em guardar documentos, dinheiro ou bens. Mas para quem vai para fora, existe sempre essa dúvida, onde guardar tudo?
Primeiro que tudo, leve sempre cópias de tudo! Do passaporte, bilhetes de avião, de todos os documentos necessários. No caso de roubo ou perca tem sempre as cópias que pode usar. Pode também deixar essas cópias em documentos digitais (email, cloud) onde pode aceder através da internet.
Tem a hipótese de guardar tudo nos cofres que alguns hotéis disponibilizam, convém verificar sempre se possuem essa possibilidade.
O que eu gosto mais de usar, é uma mochila que tem um bolso exterior que fica em contacto com as minhas costas. É lá que guardo algum dinheiro, telemóvel e máquina fotográfica. É prático de aceder e fico com as mão livres.
Mas existem outras hipóteses, as bolsas de cintura são uma delas. Há umas super finas que ficam coladas ao corpo, onde cabem documentos e dinheiro, e umas mais largas que já levam mais algumas coisas como o telemóvel. Também há a versão de bolsa tiracolo.
Se é como eu e não gosta muito deste tipo de bolsas, existem uns lenços de pescoço, com uns bolsos invisíveis onde se pode colocar pequenas coisas. Não acho muito prático quando está calor, mas é bem mais giro!
Encontrei também umas meias com uns fechos onde se pode esconder, e uns bolsos para colocar nos soutiens ou mesmo uns já com bolsos.
O nosso truque é levar o dinheiro para o dia (fazemos sempre orçamentos diários) e reparti-lo por diversos locais. A vantagem é sabermos que só temos aquele dinheiro, o que nos leva a poupar e fazer gastos desnecessários, além de que se formos assaltados não ficamos sem o dinheiro todo que tínhamos para as férias.
Nota: imagens retiradas do pinterest.