Porto e Vila Nova de Gaia

Confesso que gosto do Porto, gosto das gentes, da cidade, gosto de me perder por lá, de descobrir coisas novas. Talvez por isso já tenha voltado lá por diversas vezes. O Luís prefere outra cidade, mas isso é para outro tema!

Quem vai ao Porto tem que passar pela zona da Ribeira e percorrer tudo até a ponte D. Luís I. É uma zona de restaurantes, mas podemo-nos perder pelos prédios antigos, prédios com alma. Do outro lado avista-se Gaia e as suas caves.

Do outro lado da ponte, em Gaia, avista-se o miradouro da serra do pilar, de lá tem-se uma vista fantástica sobre a cidade do Porto.

Vale a pena ir até Gaia e escolher uma cave e visita-la! Descobrir os segredos do fabrico do vinho do porto, ver as pipas enormes que por lá se encontram e degustar um belo vinho do porto!


Quem vai ao Porto não pode deixar de passar pela tradicional Avenida dos Aliados, onde pode ver a câmara municipal, ali perto tem a estação dos comboios e seus belos azulejos e um pouco mais acima a Sé.

Outro marco é a torre dos clérigos, com uma vista privilegiada para a cidade, mas também pode visitar as proximidades onde tem o jardim da cordoaria e várias casas de destaque. Ali perto também tem a livraria Lello, com as suas escadarias de rara beleza.

Mas Porto não é só monumentos, tem também imensos jardins. O palácio de cristal é um jardim muito belo que vale a pena a visita. Tem também o museu de Serralves, que para quem quiser uma entrada gratuita pode aproveitar aos domingos até as 13.30h, tem também outras condições que podem ver aqui.

E embora tenha ido algumas vezes ao Porto ainda há alguns sítios que quero visitar. A fundação de Serralves, o palácio da bolsa, a cadeia da relação o café magestic… tudo sítios que já vi fotos e que são lindíssimos! Além disso vou ganhar coragem para ir no teleférico de Gaia!

Enquanto não volto lá para visitar isso fico com as lembranças da rua de Santa Catarina, uma zona tradicional de comércio, do Castelo do Queijo ou Forte de São Francisco de Xavier mesmo junto ao mar, ou de ter ido ao mercado do bolhão e ter ficado desiludida, o que vemos na televisão realmente é só para a televisão! Outra desilusão foi o Sea Life, achamos demasiado pequeno, talvez agora esteja um pouco melhor…

Vale a pena fazer a rota das pontes de barco, de preferência num dia pouco ventoso! Ficamos com uma outra perspetiva do Porto e de Gaia.

Em Gaia além das caves e do miradouro tem também a capela do Senhor da Pedra situada em Miramar, uma praia pertencente ao concelho de Gaia.

Vale a pena a visita.

E mais uma vez os nossos postais e imans da nossa coleção.

About The Author


2 a Viajar

Somos a Patrícia e o Luís, um jovem casal apaixonados um pelo outro, pela apicultura, por artesanato e por viagens. Ainda que morando em Proença-a-Nova, um concelho cheio de recantos e encantos, alem do nosso concelho gostamos imenso de conhecer Portugal e temos tentado de norte a sul, este a oeste, conhecer e admirar este nosso lindo pais, com a nossa carrinha que sempre nos acompanhou... Acompanhe-nos também nas nossas viagens, e sinta Portugal duma forma diferente, a nossa forma.