Enquanto preparo um novo post, decidi mostrar-vos a vila que me acolheu. Proença-a-Nova está inserida na zona Pinhal Interior Sul, é um concelho pequeno, mas grande em diversidade. É uma vila calma mas onde conseguimos ter eventos culturais, divertimento, lazer.
Aqui tem teatro e passeios pedestres todos os meses. Também há feiras temáticas, além da festa do município, como é o caso da Feira da Tigelada, um doce regional e muito apreciado. Para quem não conhece a tigelada, é feita tradicionalmente com leite de cabra (embora se faça também com leite de vaca) e mel, entre outros ingredientes, colocada num caçoulo de barro e vai ao forno de lenha a cozer.
Mas não tem só as tigeladas, pode também experimentar o plangaio, um enchido típico diferente das farinheiras, mais rico, pois junta-se-lhe os ossos do espinhaço do porco.
Em Proença pode disfrutar das belas praias fluviais, tem 5 à sua escolha, 2 das quais foram consideradas pela Quercus praias com qualidade de ouro a praia fluvial da Froia e do Malhadal. A Aldeia Ruiva é uma praia classificada com a bandeira de praia acessível.
Pode também visitar as aldeias de xisto. Tem a aldeia da Figueira, pertencente a rede das aldeias de xisto, e com uma loja da rede além de um restaurante. Uma aldeia com algumas casas em reconstrução, onde todos os anos em Agosto se faz uma mostra de actividades tradicionais (Dar Vida a X(I)sto), desde fazer filhós, ter produtos artesanais de cortiça, xisto, cestaria, bordados, doces e licores, a mostrar como se praticava a apicultura antigamente e nos dias de hoje.
A aldeia de Oliveiras, embora não pertença a rede de aldeias de xisto, também é uma aldeia que vale a pena a visita. Possui artesões e está mesmo próxima de uma praia fluvial, a praia da Fróia.
Para quem gosta de desportos mais radicais, tem um centro de paraquedismo nas Moitas, veraqui. Ou então pode praticar escalada, pode ver aqui as diversas actividades que vão existindo. No Sobral Fernando tem uma zona de escalada. Se preferir pode ir ver as Portas do Vale de Almourão.
Se gosta de ciência, pode visitar o Centro de Ciência Viva da Floresta, sempre com programas mensais e com uma exposição permanente sobre a floresta.
Na Sobreira Formosa tem um museu, onde pode vislumbrar a tradição, pode inclusive passear pela vila. É uma vila calma e de casas antigas e bem preservadas.
Proença é uma vila pequena e calma, embora não tenha muitas zonas turisticas, é sempre agradável perdemo-nos pela vila e descobrir os pequenos recantos. É uma vila pequena, mas sempre bem cuidada.
Mas é no concelho que vamos descobrir as zonas mais belas. Tem a possibilidade de descobrir perto de São Pedro do Esteval uma ponte romana, ou mesmo na zona do Pergulho ver um moinho muito bem conservado!
Proença também é terra de artistas! Se é fã de música veja aqui este grupo. Soul Brothers Empire é um grupo conhecido e acarinhado por cá. Com temas originais, que misturam reggae, punk, rock e ska (entre outros), numa fusão única e que vale a pensa ser ouvida!
Proença ainda tem muito mais que se possa ver, vale a pena visitar Proença!