Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António

Uns amigos ofereceram-nos uma estadia na sua casa em Altura, e nós aproveitamos para ir passear até ao Algarve! Pelo caminho fomos conhecendo alguns concelhos que nos faltavam, mas que ficarão para outro post.

Altura é uma típica zona de praia, nós não costumamos ir muito à praia, mas gostámos daquela zona mais calma com um areal muito extenso, onde se pode andar muitos km pela areia!

Aproveitámos para passear um pouco pela região. Fomos conhecer Monte Gordo, também uma zona típica de praia, mas muito mais movimentada.

Bem perto está Vila Real de Santo António, uma vila plana que convida ao uso da bicicleta. A zona da praça é muito bonita, mas também pode ir ver o farol ou percorrer a rua junto ao rio Guadiana.

Continuamos o nosso passeio em direcção a Castro Marim, desde logo fomos vislumbrando as salinas, que não conseguimos visitar porque não conseguimos informação sobre elas, talvez numa próxima viagem isso ocorra!

Quando estávamos a chegar vislumbramos logo o Revelim de Santo António, um forte de menores dimensões mas de grande importância estratégica.

Do Revelim de Santo António até ao centro é um instante, e pode-se ir apreciando a vila. Chegados ao centro deparámos com uma igreja muito bonita.

Em Castro Marim existe um castelo, e por 1€ não podíamos deixar de o visitar. Ficamos um pouco desiludidos porque bastava ter havido uma limpeza aos resíduos deixados por uma festa, que mudava o aspecto do castelo! Embora isso vale a pena ir, pois do castelo tem-se vista para toda a região.

No segundo dia fomos visitar a zona oposta e começamos logo com Manta Rota, muito conhecida pelas praias.

Seguimos para Cacela Velha, uma zona um pouco escondida mas de fantástica beleza, perfeita para quem busca o descanso. Em Maio foram poucas as pessoas que por lá encontramos.

Antes de irmos para Tavira, passamos por Cabanas de Tavira, de lá pode-se apanhar o barco para ir para as praias. Nós ficamos por terra e estivemos a conhecer um pouco da vila.

Seguimos para Tavira, não tivemos sorte na hora, a maré da ria estava baixa e o cheiro era pouco convidativo. Mas claro que não íamos deixar de visitar, até porque é uma cidade muito bonita. Tem um jardim ao pé da ria e o mercado requalificado com alguns restaurantes e lojas.

Indo em direcção ao castelo descobrem-se belas casas adornadas. A entrada no castelo é gratuita e lá dentro existe um jardim. Do castelo consegue-se avistar o casario de Tavira.

Quando estávamos a voltar para casa, vislumbramos uma placa a dizer Forte do Rato, decidimos ir ver. O forte já se encontra um pouco em ruínas, mas a zona onde se encontra é muito bela. Fica ao pé da foz do rio Gilão, não é muito fácil de encontrar, mas vale a pena tentar descobrir.

About The Author


2 a Viajar

Somos a Patrícia e o Luís, um jovem casal apaixonados um pelo outro, pela apicultura, por artesanato e por viagens. Ainda que morando em Proença-a-Nova, um concelho cheio de recantos e encantos, alem do nosso concelho gostamos imenso de conhecer Portugal e temos tentado de norte a sul, este a oeste, conhecer e admirar este nosso lindo pais, com a nossa carrinha que sempre nos acompanhou... Acompanhe-nos também nas nossas viagens, e sinta Portugal duma forma diferente, a nossa forma.