Já fomos diversas vezes a Campo Maior. Para ver a festa das flores, para conhecer a vila, para ir ao centro de ciência do café… Sem dúvida que adorámos o centro, tanto que voltámos lá uma segunda vez e conhecemos a adega! Temos viagens assim, que aos poucos vamos conhecendo um local.
Não apreciamos vinhos, mas por vezes, vamos ver algumas adegas. A Adega Maior nasceu do sonho do Comendador Rui Nabeiro, e nota-se isso mesmo em tudo o que vimos. Quando fazemos algo com paixão, quando é o nosso sonho isso transparece para quem visita. As visitas começam a partir dos 2€ sem degustação de vinhos. Pode ver mais informação aqui.
Para quem adora café, sem dúvida que a Delta, ou o Centro de Ciência do Café, é paragem obrigatória! Nós, como gostamos, escolhemos a entrada com a degustação. É-nos oferecido o café do Centro de Ciência do Café e mais quatro bebidas deliciosas com café, em que podemos escolher alguns dos ingredientes. Além disso é explicado algumas particularidades do café ou bica. Por exemplo, sabe que se beber um café longo este tem mais cafeína? Para mais informações sobre o centro basta ver aqui.
No centro existe uma exposição interactiva onde é explicada a origem do café, como chegou a Portugal, como é feita a sua torragem e as diferenças que existe no café. Além disso, mesmo na entrada existe uma estufa com a planta do café, onde se pode ver a evolução da mesma, e nós tivemos sorte pois vimos o grão de café!
No final do centro encontra-se a colecção. São chávenas, moinhos, latas e até uma biblioteca! Também está lá a primeira carrinha de entregas.
Com uma manhã bem passada a descobrir os segredos do café e da uva, há que seguir para Campo Maior e descobrir a vila.
Em 2015 foi a última Festa do Povo, ou da flor como é mais conhecida. Nós fomos lá mas tivemos azar no dia, estava a chover mas voltaremos lá uma próxima vez, talvez em 2019 que é quando está prevista a próxima festa. Mas atenção, poderá ser antes ou depois, quem decide é o povo!
Claro que não deve esperar por 2019 para ir até lá. A vila, embora pequena, tem um castelo e umas igrejas bonitas.
O nosso dia acabou por aqui, mas se ainda tiver tempo dê um salto a Elvas ou até mesmo à cidade do nosso vizinho país Badajoz.